Tive acesso a alguns números que creio se poderão relacionar:
- 64 minutos foi o valor médio da duração dos telejornais Portugueses. Menos 4 minutos de média em relação a 2005, mas muito longe dos países mais desenvolvidos onde duram em média 22 minutos.
- 16 minutos do tempo médio em Portugal é ocupado com notícias de desporto. A média internacional é de 14 minutos.
- Houve uma redução de 10 000 exemplares de jornais diários pagos em Portugal em 2006. O Destak (jornal de distribuição gratuita) é o jornal mais lido em Portugal neste momento.

Agora deixem-me tirar as seguintes conclusões:
- Temos um telejornal com uma duração elevada porque é muito importante saber que alguém matou a sogra com uma caçadeira de canos cerrados, ou porque a Bibá Pita teve mais um filho ou que o Marco do Big Brother deu um pontapé em alguém na casa mais vista do país. Isso interessa? É cultura? Valoriza-nos como pessoas? Resolve os nossos problemas?
- Temos uma média de tempo em telejornal dedicada ao desporto elevada. Porquê? Eu respondo que o Futebol é o pio do povo.
Ou seja: Serve de descarga de frustações para muita gente. Como não sabem falar de mais nada, falam de futebol. Reparem: há dez anos quantos jornais diários existiam exclusivamente de futebol? Nenhum! Agora existem pelo menos três. Os temas que lá constam fazem-nos evoluir culturalmente? Não! Então significará que se lemos mais desses jornais mais burros estaremos?
- Porque é que o Destak é o jornal diário com mais tiragem. É fácil, é de borla. Faz parte da nossa pequenez aceitar tudo o que nos dão, mesmo que não tenha interesse e não nos vá ser minimamente útil.
A redução de tiragem de outros jornais diários estará obviamente ligada ao factor crise monetária. Para muitos Portugueses o jornal diário é um bem supérfluo e caro.
E assim vai a cultura deste povo...