terça-feira, abril 17

Made in China

Acabei de ler recentemente um livro titulado Made in China de Zhibin Gu edições Centro Atlântico.
O livro é muito interessante para quem se interessa por economia e sociedade. Apresenta a China como o palco da globalização no século XXI, o que de facto é pura verdade. Tendenciosamente vemos a China unicamente como um país com mão de obra barata e pouco mais. O que pretendo demonstrar é o outro lado. O da China como um bom país para investir e não como o gigante que nos afronta.

O grande segredo e a grande apetência das multinacionais estrangeiras é o número elevado de chineses. O mundo ocidental vê-a como um mercado de 1,3 mil milhões de chineses. Por exemplo a Nike quando olha para a China encontra um mercado de 2,6 mil milhões de pés para calçar e a lógica é somente esta. Um mercado extremamente grande em que uma cota de 5% representa muito dinheiro e um mercado cheio de uma classe média emergente chinesa ávida por consumir.

Acredito que o problema do nosso país é precisamente o facto de sermos poucos. Bastará por exemplo existir um excedente de produção de uma empresa Espanhola em armazém a desvalorizar. É chegado o final do ano; o que se faz? Envia-se o produto para Portugal abaixo de preço! Assim abrem mercado, não perdem todo o produto e ganham cota de mercado. É claro que esta visão é um bocado redutora, mas não deixa de ser verdade.
Outro sucesso da China, é a grande criatividade nos seus produtos. Quando vamos a uma loja chinesa encontramos de tudo. Não é que as frequente. Mas pesquisando na net pelas palavras made in china surge um site onde podemos importar tudo e mais alguma coisa. Encontrei um produto curioso que surpreende pela sua descrição - chá anti-radiação de computador. Não comprei para ver se funciona, mas que o conceito era capaz de pegar...

Sem comentários:

 
Free counter and web stats