segunda-feira, outubro 30

O Vendedor de Aspiradores

É difícil não conhecer ninguém, que nunca tenha sido abordado por um vendedor de aspiradores. Não aspiradores normais, mas sim aqueles da Kirby ou Rainbow que fazem tudo menos falar.
O processo de venda:
Primeiro telefonam-nos para casa, dizendo que foram recomendados por um qualquer amigo (geralmente estes amigos, ou são professores ou pessoas bem sucedidas na vida), para fazer uma demonstração sem compromisso de um produto fantástico. Lá aceitamos, marcamos a data e ele lá vem.
Entra em nossa casa e antes da demonstração, demora 15 minutos a carregar toda a tralha de acessórios do super equipamento. De seguida aspira-nos a casa toda. Alcatifas, tapetes, cortinados, vaporiza os copos que estão no armário da cozinha... aspira o colchão do casal à procura de ácaros, etc.
Este processo é moroso e devidamente explicado com teoria barata da escola de vendas americana. A dona de casa começa a ficar entusiasmada e está quase convencida.
Em seguida começa com os acessórios e tenta cativar o homem da casa.
“ Com este acessório tem um compressor de ar em casa. Enche a bola de futebol do miúdo ou os pneus da bicicleta. Se quiser também pode pintar com esta pistola” e exemplifica… “Mas também tem outra vantagem. Pode com esta lixadeira polir o móvel da sala que o filho riscou, e dar uma camada nova de cera ou verniz. Tem outra particularidade serve de massajador das costas…” e exemplifica na dona de casa. “Que maravilha exclama ela!”
Convencidos com a mais valia do produto fala-nos do preço.
O aspirador 1500 euros. O acessório para pintura 150 euros, o acessório para massajar e lixar 200 euros, os produtos para limpeza de carpetes 150 euros. Estes últimos são oferecidos se comprar o aspirador e os acessórios compressor e massajador/ lixador.
Aí, olha o casal nos olhos com os tubos do aspirador na mão com um sorriso magnífico e espera o sim confiante. Dizemos o primeiro não. Não esmorece, e lança o super truque. 72 suaves prestações, fantásticas, prontas a resolver qualquer problema de liquidez financeira. Timbre de voz sereno e convincente como se fosse a melhor e mais normal coisa do mundo.

Aqui existem dois cenários: compramos a pronto; ou a crédito e ficamos durante seis anos a pagar um aparelho de que vamos usar somente o básico, ou…

Ou… dizemos que não…
Mas dizer que não a um indivíduo que nos acabou de aspirar a casa toda, requer coragem, muita coragem. É que a seguir a isto temos que levar com as trombas de alguém que fica de repente com péssimo mau-humor, muito mal disposto e por vezes mal-educado… e isto durante mais 15 minutos que é o tempo que ele demora a arrumar a tralha toda…

Sem comentários:

 
Free counter and web stats