sexta-feira, novembro 10

Onde está a estética???

O sector da construção em Portugal não é dos que goza de melhor fama. Empreiteiros que constroem sem alvarás e licenciamentos, favorecimentos diversos concedidos pelo governo central e autarquias, construção desenfreada em locais turísticos que perdem parte do seu potencial pela excessiva política do betão, etc.
Mas nem sempre estes senhores são culpados de tudo o que é negativo. Neste "post" pretendo mostrar como o cidadão comum, muitas vezes o principal apontador de dedo aos ataques urbanísticos e especulação imobiliária, pode ser tão ou mais prevaricador. Esta atitude influencia mentalidades e nada é positiva no desenvolvimento de um país.

Preste-se atenção à seguinte foto da fachada de um prédio em Portugal:


A varanda no primeiro andar foi parcialmente tapada com uma parede de tijolo. A fachada neste remendo apresenta uma cor totalmente diferente. Já no terceiro piso, aparece uma marquise totalmente diferente dos outros andares. Os toldos cada um de seu tamanho, denotam facilmente que há gato. As janelas cada uma de seu feitio por andar, completam a linda paisagem.

Qual é a visão que um turista estrangeiro fica do nosso país quando se apercebe disto? Pobreza, desenrascanço, falta de cultura, falta de regulamentação, libertinagem? Uma coisa levam para o seu país de certeza. É a foto de casas próprias de terceiro mundo… e a lembrança de um país que é tão pequenino mas muito mal organizado e onde tudo se permite...

Sem comentários:

 
Free counter and web stats